Conteúdos

segunda-feira, 16 de maio de 2016

SACERDOTISA EM VIAGEM - A MAGIA DAS ILHAS SAGRADAS



Fui ao Brasil, como sacerdotisa de Avalon, mais propriamente a Florianópolis, Estado e Ilha de Santa Catarina, entre 28 de abril e 5 deste ano de 2016, a convite de quatro fantásticas mulheres maduras e bem resolvidas, que conciliam academia com espiritualidade, dentro da área da Psicologia Transpessoal, uma mistura que muito me agrada e me faz sentir em terreno seguro. As quatro uniram-se no Consorcium Celeritas para juntas terem mais força, poder, impacto e também para ser muito mais divertido (o que não é divertido não é sustentável), claro.
Esta é a lista completa das pessoas e instituições que organizaram este evento que levou Avalon e o Jardim das Hespérides à Ilha da Magia (Santa Catarina), criando pontes entre paraísos, Terras sem Mal, onde é soberana a visão MãeMundo (MotherWorld): 


Dulce Magalhães 
                                                                                                                                                                  Dra em Filosofia, coach, palestrante internacional e facilitadora de cursos com abordagem transdisciplinar holística. Mentora do Festival Mundial da Paz, presidente da Unipaz Santa Catarina em dois períodos e membro do Conselho Gestor. Terapeuta do CIT.
Eneida Lima de Oliveira
Psicóloga. Especialista em Psicologia Transpessoal
Mentora e Coordenadora da Pós-Graduação Izen/Itecne de Psicologia Transpessoal

Lorena Machado e Silva / Lorena Carvalho 
                                                                                                                                   
Enfermeira obstetra e Psicóloga. Conselheira da UNIPAZ e terapeuta do CIT. Palestrante e facilitadora de cursos com abordagem transdisciplinar holística.

 Mônica Giraldez 
                                                                                                                                  
Jornalista. Criadora do curso Gineterapia- Cuidado da Mulher.  Conselheira da UNIPAZ e terapeuta do CIT. Palestrante e facilitadora de cursos com abordagem transdisciplinar holística.

INSTITUIÇÕES PARCEIRAS
UNIPAZ –Universidade Internacional da Paz
Cursos presentes: Formação Transdisciplinar Holística (1 turma) –                                                               Intensivo de Gineterapia Cuidado da Mulher (1 turma)
FACULDADES ITECNE
Pós-graduação em Psicologia Transpessoal ( 2 turmas)                                                                                Pós-graduação em Gineterapia-Cuidado da Mulher (1 turma)
Faculdade de Tecnologia em Saúde CIEPH – (Centro Integrado de Estudos e Pesquisas do Homem)
Pós-graduação em Psicologia Transpessoal ( 1 turmas)  
CIT- Colégio Internacional dos Terapeutas  
Casa I de Florianópolis esteve presente

O evento de 5 dias, que compreendeu palestras (a primeira foi sobre Avalon e o Movimento da Deusa), cursos/workshops e cerimónias (algumas na terra), teve lugar maioritariamente no hotel Praia Mole, muito agradável e confortável. A assistência durante o fim-de-semana foi de mais de 250 pessoas, essencialmente mulheres, vindas de vários pontos do Brasil, com grande recetividade, abertura de coração, alegria, carinho e entusiasmo, que acabaram por muito me nutrir também a mim. Celebrámos Beltane, apesar de estarmos no Hemisfério Sul, porque, seguindo a Astrologia, estamos na amorosa energia de Touro, signo regido por Vénus, Deusa do Amor, e porque, segundo a perspetiva de várias pessoas, como Mirella Faur, a Roda do Ano é algo que pertence ao Hemisfério Norte e se a seguimos não faz sentido invertermos as datas, a própria Páscoa cristã se celebra no outono quando mudamos de Hemisfério. Mas, claro, a religião da Deusa é a religião da Terra e uma Roda do Ano está neste momento a ser concebida para Santa Catarina por um grupo de mulheres/sacerdotisas muito conscientes e preparadas, com Mónica Giraldez, que já celebra a Deusa há cerca de 24 anos, mantendo o centro nesta pesquisa, na qual me sinto muito honrada por ter sido convidada a participar, embora de longe. Trabalho importante nesta área já foi igualmente feito no Brasil, nomeadamente pela própria Mónica Giraldez, pela investigadora Mirella Faur e por Maria Lalla Cy, autora de Juremar Yacy Uaruá.

O evento teve também a participação da sacerdotisa, investigadora e autora Bianca Furtado (última à direita na imagem), que escreveu o delicioso livro Brumas da Ilha, resultado da sua investigação sobre um grupo de bruxas açorianas que no séc. XVIII aportou a Santa Catarina fugindo da Inquisição. A lenda destas mulheres permanece muito viva, trazendo a esta terra, igualmente guardada por um Dragão, como o nosso Jardim das Hespérides, laivos da cultura céltica que tanto apelam às gentes locais. Podemos considerar, de resto, que essa camada cultural céltica é uma das que se mesclam na espiritualidade brasileira, uma vez que é nossa e nós, portugues@s, hélas, fomos o seu principal povo colonizador. Assim, não só levámos o Cristianismo como também a nossa celticidade mais antiga, que se mesclou com a espiritualidade autóctone e depois com a africana levada pel@s escrav@s. A Ilha de Santa Catarina (Santa que se considera que foi nem mais nem menos que a própria Hipátia de Alexandria, filósofa assassinada, num ato bárbaro de pura misoginia, pelos primeiros cristãos) é conhecida pela designação de “Ilha da Magia” e @s Guarani chamavam-lhe “Terra sem Mal”. Existem inúmeros monumentos megalíticos no lugar, relacionados com antigos (e atuais) lugares sagrados de poder, e a espiritualidade das suas gentes, a alegria, candura, autenticidade, abertura de coração levam-nos a sentir que chegámos mesmo ao Paraíso… Catarina, ou Hipátia, levou-lhe o gosto pelo saber académico, pelo conhecimento e a investigação e por isso mesmo o convite para ir até lá partiu do meio académico…

Para mim foi uma experiência inimaginável e que sempre lembrarei com muito amor e muita gratidão à Deusa, à Vida e às pessoas que organizaram o evento e que tão bem me acolheram. Foram 5 dias completamente fora da dimensão ordinária, em que o meu trabalho como sacerdotisa de Avalon fluiu e foi aceite e acolhido da maneira mais harmoniosa e reverente que é possível conceber-se. Abençoad@s!
  
Assistindo ao nascer do sol na Praia Mole, dia 1.º de maio, 2016 

Primeira imagem: da esquerda para a direita, Eneida Lima de Oliveira, Dulce Magalhães, Lorena Carvalho e Mónica Giraldez                                                                                 

Sem comentários:

Enviar um comentário